Please reload

Posts Recentes

Automação antes e depois da LUA

05/01/2018

1/1
Please reload

Posts Em Destaque

Como a automação pode ajudar os idosos no dia a dia?

 Fonte da imagem: Pinterest

 

Um dos grandes desafios da humanidade é aumentar a expectativa de vida das pessoas mantendo a qualidade de vida. Os mais jovens vêm trabalhando para desenvolver tecnologias pensando nos mais velhos e no seu próprio futuro. Mas a tecnologia atual já permite uma melhoria na qualidade de vida dos idosos em um nível elevado, e por isso existe uma tendência de imersão dos idosos ao uso de dispositivos eletrônicos modernos, como os smartphones. Eles são relutantes no começo, mas logo percebem quanto aquilo pode os ajudar, não é mesmo?

É pensando nisso que muitas empresas de automação residencial estão oferecendo os serviços para deixar as casas dos idosos mais moderna e acessível, trazendo mais conforto, comodidade e segurança para eles e para as suas famílias. A acessibilidade dentro de casa pode trazer diversos benefícios ao dia-a-dia daqueles que já não tem a mesma disposição e mobilidade que os mais jovens. Neste post, vamos ver algumas vantagens de se ter uma casa automatizada para os idosos.

 

1 - Conforto

Como exigir que pessoas idosas, às vezes com dificuldade de locomoção, passe pela casa inteira apagando as luzes antes de se deitar? Ou também, desligar os aparelhos de televisão quando já estão no quarto prontos para dormir? Com um sistema de automação, tarefas como essas podem estar na palma da mão, a um clique de serem executadas.

2 - Segurança

Para pessoas jovens tarefas como levantar de madrugada no quarto escuro para ir ao banheiro pode parecer simples. Para os idosos isso pode ser um problema. Às vezes um abajur ao lado da cama não é o suficiente para ter a iluminação adequada para que eles se levantem com segurança, sem esbarrar em nada. Sistemas de automação podem ter controles de iluminação centralizados em um smartphone ou em algum gadget ao lado da cama, o que facilita essa tarefa para eles.

A automação residencial pode trazer muito mais segurança para os idosos além da iluminação adequada do ambiente. Existem dispositivos, por exemplo, que detectam vazamento de gás e geram alertas nos celulares. Inclusive, pode gerar alerta para celulares de outras pessoas da família além dos idosos que residem naquela casa. É comum o esquecimento do fogão ligado entre os jovens, imagine para os mais velhos! Esses dispositivos podem evitar acidentes graves.

Existem também sistemas de automação conectados a câmeras da casa, trazendo assim uma sensação de segurança maior para os filhos ou netos, sabendo que seus entes queridos estão bem. É possível ainda que acionamentos incomuns ou até a falta de acionamentos dos interruptores emitam alertas nos celulares cadastrados, indicando uma possível situação de risco.

3 - Comodidade e economia

Essa vantagem é válida também para as famílias que se preocupam com pessoas idosas morando sozinhas. Sistemas de automação conectados à internet permitem que, aqueles que têm permissão, verifiquem o estado de lâmpadas, sensores e alguns aparelhos da casa, mostrando se estão ligados ou se algo está fora da normalidade. Caso seja possível, controle à distância evitando gastos desnecessários de energia.

4 - Alertas

Em alguns casos é possível instalar botões em locais estratégicos, gerando alerta para os familiares em casos de emergência informados pelos moradores da casa. Um simples botão pode facilitar um idoso a pedir ajuda, desde que ele esteja conectado a um sistema inteligente de automação.

 

Você sabia de todas essas dicas? É bom saber que poderemos viver no futuro com mais qualidade e mais segurança! E desde já, vamos pensar com carinho nas pessoas que nos criaram e nos ajudaram a vida inteira.

 

Compart Facebook
Compartilhe no Twitter
Curta esse post!
Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2017 por 4 FLYERS